terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Mercado editorial tem queda nas vendas de livros impressos

As vendas de livros impressos estão em queda na maior parte dos mercados rastreados pela Nielsen BookScan, especialmente no gênero de ficção particularmente acentuada. Os números foram dados pelo presidente da empresa de pesquisa do mercado editorial, Jonathan Nowell, durante o evento italiano IfBookThen, na última quinta-feira (2/2).
De acordo com ele, a queda nas vendas nos Estados Unidos dobrou em dois anos, sendo que a maior redução foi em ficção – 7,2% em 2010 e 18% em 2011. No Reino Unido, nas primeiras quatro semanas de 2012, a redução nas vendas de livros físicos foi de 12% no geral e de 26% apenas em ficção. O mesmo ocorre na Espanha, sendo a Itália uma exceção, onde as vendas de ficção ainda crescem.
As vendas de e-books, por outro lado, aumentam, mas o ritmo de crescimento desacelerou nos últimos meses. Segundo Mike Shatzkin, consultor e presidente da consultoria The Idea Logical Company, a comercialização dos livros digitais mais que dobrou de 2007 a 2010, mas recentemente surgiu evidência de que a resistência à leitura eletrônica cresceu.
Ele também alertou os editores sobre a dependência em relação à Amazon. Ele estima que a varejista tem participação de 30% nos negócios de grandes editoras americanas, com tendência a aumentar. “Quando chegar a 50% vai ser horrível, e não vejo como isso pode ser evitado”, disse. Ele recomendou que as editoras elevem as receitas provenientes de outros canais.
*Com informações da Publishnews
Fonte:www.culturaemercado.com.br

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