terça-feira, 1 de março de 2011

II ENCONTRO DE LITERATURA CONTEMPORÂNEA“ENTRE ESCRITORES E EDITORES: A TRAJETÓRIA DOS LIVROS”

Evento Faz parte do XX Encontro da Nova Cosciência
Entre os dias 06 e 07 de Março de 2011, durante o XX Encontro da Nova Consciência, ocorrerá em Campina Grande, Paraíba, no Centro de Educação (CEDUC II) da Universidade Estadual da Paraíba, o II Encontro de Literatura Contemporânea, que terá como temática “Entre Escritores e Editores: a Trajetória dos Livros”.  
O evento tem como objetivo possibilitar um espaço de discussão voltado para a literatura brasileira contemporânea, estimulando assim o debate sobre o campo de produção literária nacional e paraibana, a partir de avaliações sobre o mercado editorial, as relações entre literatura e entretenimento, editores/escritores, literatura feminina, entre outras abordagens significativas na atualidade.
Composta por palestras, mesas-redondas, lançamentos e sorteios de livros, o II Encontro de Literatura Contemporânea, trará para Campina Grande, um conjunto importante de reflexões que tentam unir debates direcionados ao mundo interno da literatura, muitas vezes invisível aos olhos dos leitores.

Estarão presentes no encontro, diversos escritores: os poetas Lau Siqueira, Vitória Lima, Jairo César, Thiago Lia Fook, Mirtes Waleska e André de Sena; os ficcionistas Rinaldo de Fernandes, Ronaldo Monte, Roberto Menezes, Bruno Ribeiro, Mabel Amorim e Efigênio Moura, além dos editores: Magno Nicolau e Helder Pinheiro; e o tradutor norte-americano radicado no Brasil Teodoro Lorent.
Durante os dois dias do evento haverá uma série de lançamentos de livros, entre eles, destaque para a apresentação da antologia Belezas da Paraíba, organizada pela escritora Jô Mendonça e a coletânea de poemas Luzes do Labirinto, da poetiza paraibana Cyelle Carmem.

Vários dos participantes do evento fazem parte de alguns dos mais significativos grupos literários da atualidade na Paraíba, a exemplo do Núcleo Literário CAIXA BAIXA, o Clube do Conto de João Pessoa, O Núcleo Literário Blecaute, a ABES (Associação Boqueiraense de Escritores), entre outras instituições literárias do estado.

Na primeira edição do Encontro de Literatura Contemporânea, ocorrido ano passado, entre os dias 14 e 15 de Fevereiro, em Campina Grande, mais de 100 pessoas estiveram presentes nos dois dias do evento, comprovando assim o devido sucesso e interesse do público no assunto, mesmo durante o período do carnaval.
O II Encontro de Literatura Contemporânea é uma realização do Núcleo Literário Blecaute, de Campina Grande, juntamente com o apoio da ONG Nova Consciência, responsável pela organização do XX Encontro da Nova Consciência (http://novaconsciencia.multiply.com/journal), e da Universidade Estadual da Paraíba. O Núcleo Literário Blecaute, é formado pelos escritores Bruno Gaudêncio, Jãn Macêdo e João Matias de Oliveira, editores da Revista Blecaute (http://sites.uepb.edu.br/revistablecaute/)

O evento é gratuito, e não necessita de inscrição prévia. Logo abaixo a programação completa e o perfil dos participantes das mesas e palestras, bem como dos organizadores.

PROGRAMAÇÃO

            06/03/2010 – Domingo (Manhã e Tarde) 09h00: Palestra de Abertura: Literatura e vida literária: a psicologia de um escritor            Ronaldo Monte (PB/AL)

            Mediador: Bruno Gaudêncio (PB)    

10h30: Mesa- Redonda I: Do antologista ao tradutor: lances de um mercado            Rinaldo de Fernandes (PB/MA)
            Teodoro Lorent (EUA)

            Mediador: João Matias de Oliveira (PB/CE)

14h00: Mesa-Redonda II: Livro, leitura e literatura: a produção de eventos
            Lau Siqueira (PB/RS)
            Mirtes Waleska (PB)
            Jairo César (PB)
            Mediador: Jãn Macedo (PB)

15h30: Lançamento e sorteios de Livros
         07/03/2010 – Segunda (Manhã e Tarde)

09h00: Mesa-Redonda III: Editores e Editoras: A relação com os escritores            Helder Pinheiro (PB/CE)
            Magno Nicolau (PB)
            Mediador: Bruno Gaudêncio (PB)    

10h30: Mesa-Redonda IV: Poesia e(m) Prosa: Modelos e alternativas de publicação             Thiago Lia Fook (PB)
             Roberto Menezes (PB/PE)
             André de Sena (PE)

             Mediador: Bruno Ribeiro (PB/MG)

14h00: Mesa- redonda V: Literatura e Entretenimento: Na busca de um leitor constante
            Ricardo Kelmer (SP/CE)
            Mabel Amorim (PB/AL)
            Efigênio Moura (PB)
            Mediador: Janailson Macedo (PB)


16:00: Palestra de Encerramento : Sobre Livros e Mulheres           Vitória Lima (PB/PE)
           Mediador: João Matias de Oliveira (PB/CE)
 16h30: Lançamento e sorteio de Livros

Apoio:
Núcleo Literário Blecaute

XX Encontro da Nova Consciência
Universidade Estadual da Paraíba


Campina Grande- Paraíba
Data: 06 e 07 de Março
Horários: das 9 ás 12 horas/ das 14 horas ás 18 horas
Local: Centro de Educação (CEDUC II) da UEPB.
Com informações de artistaspb.blogspot.com

0 comentários:

Postar um comentário