quarta-feira, 4 de maio de 2011

Caravana do esporte e da música chega a Paraíba

O Projeto Caravana do Esporte e Caravana da Música, que é realizado pela  ESPN Brasil em parceria com o Unicef, o Instituto Esporte e Educação (da ex-atleta Ana Moser) e o Instituto Sol da Liberdade ( da artista Daniela Mercury), está a caminho da cidade de Catolé da Rocha, na Paraíba, onde promove entre os dias 9, 10, 11 e 12 de maio um ciclo de atividades com mais de 3000 crianças, oferecendo a elas a oportunidade de experimentar as práticas artística e esportiva de uma forma muito especial.
Para a cidade de Catolé, a Caravana irá levar uma equipe de educadores e atletas  que trabalham em favor da inclusão do Esporte e da Arte na vida das crianças brasileiras. Para alcançar esse objetivo, a Caravana oferece também capacitação para os professores da rede pública de ensino das cidades visitadas. Em seis anos de atividade, a Caravana já realizou cursos de formação para mais de 30 mil professores.
Em Catolé, uma equipe de 35 educadores e atletas da Caravana irá atender mais de 3.000  crianças, oferecendo a elas a oportunidade de experimentar a Arte e o Esporte de uma forma que nunca imaginaram. A atividade com as crianças será realizada na Praça do Povo.
Nas estações da Caravana do Esporte, as crianças poderão experimentar o judô, o basquete, o atletismo, a ginástica, o handebol, o tênis, o vôlei e o futebol. A proposta da Caravana do Esporte é contribuir para a educação das crianças com base nos princípios que norteiam a prática esportiva. Todas as atividades são pensadas para contribuir ao desenvolvimento humano dos meninos e meninas através da defesa de valores imprescindíveis à vida em comunidade, entre eles: respeito aos direitos humanos e à democracia,  valorização da vida, defesa do meio ambiente e combate à violência .
Haverá ainda três Estações especialmente concebidas para a Caravana da Música. Em cada uma delas, será conduzida uma ação específica, sempre baseada na cultura da região. Os meninos e meninas irão aprender a produzir instrumentos com materiais recicláveis e a desenvolverem suas próprias brincadeiras e jogos. As crianças poderão experimentar também as danças típicas da sua cultura e diversas formas de expressão corporal. Em uma das estações, com a orientação dos professores e artistas da ONG  NaMakaka,  parceira da Caravana, os pequenos terão a oportunidade de aprender técnicas e segredos da arte circense.
O artista Chico César, nascido na Paraíba e atual secretário de Cultura do Estado, confirmou presença na abertura que terá a participação de todos os professores da Caravana, de grupos culturais locais e gestores públicos do município e do Estado.  A entrada é franca.  Chico Cesar também promete visitar a Caravana em ação. Como secretário de Cultura do Estado e artista, ele pretende conhecer melhor o projeto que já tem seis anos de estrada.
O Cirque de Erê,   que é o circo da Caravana,  também pede passagem. No dia 10, uma infra-estrutura de circo convencional será erguida em Catolé do Rocha. No Cirquerê, a trupe de professores artistas da Caravana promove um espetáculo  de alegria e arte, com  palhaços, malabarismo e mágica.
O encerramento da ação, no dia 12 de maio, contará com a apresentação de grupos artísticos locais. Os principais momentos e resultados da ação serão registrados pela ESPN Brasil  e transformados em um documentário que será exibido para mais de 150 países.
Sobre o Projeto:
Em seis anos de atividades, as Caravanas já atenderam diretamente mais de 130 mil crianças e adolescentes, em 52 cidades e 15 Estados Brasileiros. O projeto contabiliza também a formação de mais de 30mil professores da rede pública de ensino.  A Caravana do Esporte é um projeto aprovado pela Lei de Incentivo ao Esporte, do Ministério do Esporte, com investimentos da Fundação Telefônica, Nextel e Pepsico.  A Caravana da Música é um projeto aprovado pela Lei de Incentivo à Cultura, do Ministério da Cultura.
Para mais informações à imprensa:
Agência Ideal – Comunicação sob medida
Márcio Razukmarcio.razuk@agenciaideal.com.br
PABX: + 55 11 3035-2163
Fonte: www.pbnews.com.br

0 comentários:

Postar um comentário