A produção é da ONG Acauã Produções Culturais
O cinema paraibano espera com ansiedade o lançamento do filme Antoninha do diretor aparecidense Laercio Ferreira Filho, marcado para o Próximo sábado dia 16, dentro da programação da II Mostra Acauã do Audiovisual Paraibano, que acontecerá de 13 a 16 de julho no Conjunto Histórico da Fazenda Acauã, no município de Aparecida – PB.
O elenco do filme conta com nomes conhecidos do cinema brasileiro, a exemplo da atriz Marcélia Cartaxo (A Hora da Estrela, Madame Satã, O Sonho de Inacim) dos atores W. Solha (A Canga, Lua Cambará) e Nanego Lira (Tempo de ira, Depois da Curva, O Plano do Cachorro) e um grupo de atores locais, com destaque para a atriz Agatha Barbosa que estréia no cinema interpretando a protagonista do filme.
Todo o filme foi rodado no mês de dezembro de 2010, no município de Aparecida, Sertão da Paraíba, mais precisamente nas fazendas Acauã e Xique Xique. Sua produção envolveu mais de cinqüenta pessoas, sendo a maioria delas moradores do entorno das fazendas e alunos das oficinas de audiovisual do Ponto de Cultura Caminhos de Acauhan, resultado de uma parceria da Acauã Produçãoes Cilturais com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN.
O Filme conta a história de uma fazenda sertaneja em um longo período de seca verde, momento em que o seu proprietário resolve vender as terras e mandar todos os seus moradores embora, provocando assim uma reação da menina Antonina que, num gesto de ousadia, resolve roubar a imagem de São José da casa do coronel para fazer chover, causando atitudes supreendentes ao patrão.
A produção do filme é da Acauã Produções Culturais, ONG da cidade de Aparecida, através do Núcleo de Audiovisual João Carlos Beltrão e da Pigmento Cinematográfico, empresa de cinema de João Pessoa, com patrocínios do Ministério da Cultura através da Lei Ruanet, do Banco do Nordeste e da Ação Microprojetos Mais Cultura da Funarte e do Governo Federal.
Esse é o quinto trabalho do diretor Laercio Filho, produtor cultural da cidade de Aparecida, que atua há mais de vinte anos nas áreas de teatro, música, literatura e também no cinema, desde de 2005, estreando com o documentário Memória Bendita, resultado da seleção do primeiro edital do programa Revelendo os Brasis, do Ministério da Cultura.
Quem por ventura não possa assistir a estréia de Antoninha dia 16 na Fazenda Acauã, poderá vê-lo dia 30, no Centro Cultural Banco do Nordeste de Sousa, quando o mesmo voltará a ser exibido dentro da programação do Festival BNB de Cinema.
O trailer, além de fotos e matérias sobre o filme podem ser conferidos no blog www.antoninhaofilme.bogspot.com
Da redação
com informações de Laercio Filho
0 comentários:
Postar um comentário