quarta-feira, 13 de julho de 2011

MinC realiza encontro, no Rio de Janeiro, para discutir política pública para as crianças

A Secretaria de Cidadania Cultural do Ministério da Cultura (SCC/MinC) esta realizando desde ontem (12), no Teatro do Jockey, na cidade do Rio de Janeiro, o 1º Encontro Nacional Cultura e Infância. O evento, que acontece até quinta-feira (14), reúne especialistas na área e tem o objetivo de dar início às discussões públicas para a criação de uma política nacional de Cultura à infância.
A proposta faz parte da estratégia de atuação da secretaria, que visa estender as políticas culturais a amplas parcelas da população brasileira, chegando ao cidadão comum, e não apenas àqueles que são demandantes de projetos culturais.
“A experiência cultural estética na infância tem grande importância na formação do cidadão”, comentou a secretária de Cidadania Cultural, Marta Porto, na cerimônia de abertura do evento. Ela disse que a previsão do ministério é ter um desenho de política cultural para a infância até meados do mês de outubro, quando a política será lançada em parceria com Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef). Para isso será necessário ainda a realização de mais alguns encontros durante os meses de agosto e setembro.
O encontro no Rio de Janeiro está sendo realizado em parceria com o IX Festival Internacional de Linguagem (FIL), ação cultural promovida pela curadora Karen Accioly, que desenvolve um ampla programação artística para crianças.
Para os debates do evento foram chamados profissionais experientes na trabalho com a infância, tais como o Wellington Nogueira, fundador e coordenador-geral do grupo Doutores da Alegria, que leva  projetos de arte e brincadeiras a pacientes de hospitais infantis; Ilo Krugli, experiente diretor de teatro para crianças e fundador do grupo de Artes Cênicas Vento Forte, entre outras personalidades.
O cartunista Ziraldo lembrou da importância da leitura na formação das crianças
Hoje (13), segundo dia do encontro, teve abertura com fala de acolhimento e boas vindas de Guti Fraga, diretor do grupo Nós do Morro que falou sobre a importância da arte e do artista, utilizandoum texto adaptado de Shakespeare. O encontro contou com a participação especial do escritor e cartunista Ziraldo que conclamou os presentes para “transformar o Brasil num país de leitores”.
Ele lembrou da importância da leitura na formação das crianças.“Nós que estamos aqui temos que concentrar um esforço nacional brasileiro, fazer um movimento nacional com as pessoas que estão aqui, para que não cresça mais nenhuma criança analfabeta no Brasil.”   Segundo ele, para fazer a criança gostar de ler, ela tem que escolher o que ler. “Ler com ela, ler para ela. Quem coloca a criança no colo para ler, vê ela crescer melhor”, afirmou o escritor, acrescentando que a sua opinião é quem conhece a escola brasileira. “Faz 30 anos que eu visito a escola brasileira”. “Nós, que estamos aqui, temos que concentrar um esforço nacional, fazer um movimento nacional, para que não cresça mais nenhuma criança analfabeta no Brasil”,  frisou Ziraldo.
Além das mesas de discussão, no evento estão acontecendo oficinas lúdicas, coordenadas por Pontos de Cultura e grupos culturais, onde estão sendo desenvolvidas brincadeiras de rodas e cantigas,  elaborados brinquedos com material reciclável e realizados cursos de mamulengos e brinquedos populares. O 1º Encontro Nacional Cultura e Infância também tem espetáculos de grupos de cultura popular com apresentação de cirandas e carimbós.
Veja aqui a Programação do Encontro.
(Texto: Patrícia Saldanha, Ascom/ MinC)
(Fotos: Felippe Amarante, Divulgação/FIL)

0 comentários:

Postar um comentário